Olá pessoal, tudo bem ? Hoje eu venho falar para vocês de um assunto do qual eu particularmente gosto muito: cabelos, mas especificamente venho falar a respeito de um dos tratamentos mais procurados e perguntados: tratamento de calvície genética ou alopécia androgenética
O que é alopécia androgenética ?
A alopécia androgenética ou calvície é uma doença dos pêlos, diagnosticado é tratada pelo médico dermatologista, especificamente o dermatologista especializado em tricologia médica .
Por que ela ocorre ?
Nosso cabelo tem basicamente três fazer no ciclo de vida. A primeira fase é a de crescimento chamada de fase anágena e dura em média 3 anos.
A segunda é de repouso e se chama catágena e a terceira fase a telógena é quando ocorre a queda ou desprendimento do pêlo.
Precisamos saber que os fios passam pelas fases em diferentes momentos, isso significa, que cada fio estará em algum ciclo para que tenhamos cabelos crescendo e outros se desprendendo .
Acontece que, por influência genética, principalmente em homens ( saibam que as mulheres também apresentam calvície ) associada a alterações hormonais alguns fios tem tendência a ficarem cada vez mais fino e cairem precocemente e por isso ocorre a alopécia ou calvície .
Quais os sintomas da calvície genética ou alopécia androgenética?
A sensação primeiramente é de um afilamento dos fios em que em homem a tendência são nas laterais e em mulheres na região central, mas há um padrão de localização variáveis pois níveis de gravidade mais severos diversas áreas do couro cabeludo podem estar afetadas.
Lembrando que o nome popular para alopécia é calvice ou queda de cabelos hereditária.
Tratamento de calvície genética ou alopécia androgenética, agende sua consulta via whats app com a dermatologista Dra Larissa Montanheiro
Como é feito o diagnóstico de alopécia androgenética ?
Primeiramente, a palavra androgenética deriva de “Andros”, um tipo de hormônio que causa o afinamento e queda do fio de cabelo. Porém, não há uma dosagem específica de hormônios que diagnostique a doença do couro cabeludo . É preciso uma avaliação detalhada feita pelo dermatologista de todo o couro cabeludo. A avaliação é feita com um aparelho e um exame chamado tricoscopia, havendo uma dúvida o médico poderá realiza uma biópsia.
Como é o tratamento da calvície genética?
A parte boa é que existe tratamento, porém ele é feito por toda a vida pois as características e tendência genéticas são imutáveis. Quanto mais precoce for o tratamento menor a chance de que ocorra a calvície .
Os medicamentos orais que bloqueiam o hormônio causador da calvície associados aos remédios tópicos que ajudam aquele fio que está no momento do desprendimento a retornam à sua fase de crescimento .
Também há uma forma em que ao invés de você aplicar topicamente o remédio ele é injetado diretamente no local do couro cabeludo que acarreta seu crescimento, esse tratamento se chamam MMP (microinfusao de medicamentos pela pele ), assim garantimos que o remédio aja diretamente no local profundamente
Também temos opções de lasers de baixa potência para o tratamento .
Eu particularmente, gosto muito de associar todos os possíveis tratamentos para um melhor resultado, ou seja, os de uso em casa com as terapias de microinfusão no consultório ( estudos também demonstram melhores resultados quando combinados )
O que temos de mais novo para queda de cabelo hereditária?
Existe a possibilidade de um remédio de uso oral que também ajuda o cabelo a reverter de sua fase de desprendimento para sua fase de crescimento.
Mas, tudo despende de avaliação médica, cada paciente necessita do seu protocolo personalizado de acordo com as necessidades de tratamento.
Veja no blog: Como tratar a queda de cabelo feminina e também Quais doenças causam queda de cabelo?
Conheça as principais doenças da pele para atleta de luta e lutadores profissionais
Fale com nossa equipe do consultório pelo whats app sobre consultas em telemedicina cm Dra Larissa Montanheiro Reis Caliman