principais causas da queda capilar

Sabe aquele momento em que você vai lavar as madeixas durante o banho e tem a sensação de que todos os fios estão caindo? Isso é muito normal e diversas pessoas concordam que a quantidade de fios que caem é maior no momento em que é lavado.

No entanto, não precisa entrar em pânico: fazer a lavagem dos cabelos regularmente não vai fazer os fios cairem e, muitas vezes, um pouco de queda capilar é comum.

Afinal, por que os fios caem mais no momento da lavagem?

A queda capilar é comum e acontece com muitas pessoas. É natural que você perca cerca de 50 a 100 fios de cabelos por dia. Isso ocorre mesmo que você não penteie ou lave as madeixas: o que acontece é que por várias vezes os cabelos se desprendem da raiz, mas permanecem na cabeça e presos em outros fios.

Queda de fios durante o banho: é normal?

Queda de fios durante o banho: é normal?

Por essa razão, na hora em que você lava os fios e os cabelos soltos caem, fica a sensação de que ele está soltando nesse mesmo momento. Se você fica muitos dias sem realizar esse processo, a impressão de queda pode ser ainda maior, uma vez que os cabelos que caíram ficaram presos por dias na sua cabeça.

Para conseguir observar com mais exatidão a quantidade de queda capilar, é orientado não deixar um grande intervalo de tempo entre as lavagens.

Como identificar se essa queda é normal?

Como os fios estão sempre se substituindo e renovando, é natural que alguns fios de cabelo caiam ao pentear, passar a mão pelo cabelo ou na hora da lavagem. Isso ocorre porque os cabelos também tem um ciclo de vida e, após algum período, eles se soltam para dar a possibilidade de outros novos nascerem. Por esse motivo, a queda dos fios é comum e pode auxiliar na saúde capilar.

a queda de fios durante o banho é normal

A queda de fios durante o banho é normal

No entanto, se você acredita que a queda dos seus fios de cabelos estão caindo de forma intensa, isso pode ser um sintoma de que suas madeixas estão fracas. É fundamental perceber a intensidade em que isso ocorre, uma vez que quando os cabelos se soltam em tufos quer dizer algum tipo de complicação. Em alguns casos, é necessários modificar os hábitos diários, que podem potencializar o problema.

Entenda como evitar a queda de cabelo

A queda intensa pode ser causada por diversas razões e várias vezes pode ser solucionada pela mudança de alguns hábitos do dia a dia. Se você realiza, regularmente, tratamento químicos no cabelo, ele pode ser um dos motivos.

Procure evitar a aglomeração de química na região capilar e tente aumentar o intervalo de tempo entres esses procedimentos. Outra causa são os banhos quentes: eles podem provocar a queda do cabelo, por isso, é indicado lavar os fios com água morna ou fria.

Outros fatores como o estresse podem colaborar para a ampliação deste quadro. Se você enfrenta situações estressantes, pode ser esse o motivo principal . Tente observar se os momentos de estresse batem com os períodos em que os fios caem excessivamente.

Procure não prender o cabelo molhado ou muito forte

Fazer penteados que prendem os fios de um jeito muito forte pode também ser a razão da queda dos cabelos. O que ocorre nesta condição é que requer uma força intensa do cabelo e, normalmente, isso pode ocasionar entradas no couro cabeludo, queda e quebra dos fios.

penteados muito

penteados muito “presos” podem contribuir para a queda

Manter as madeixas presas enquanto estão molhadas também é um hábito que pode potencializar algumas complicações capilares, pois prejudicam a saúde da raiz e promovem a queda, assim como desenvolver fungos. Por isso, procure evitar esses comportamentos.

Entenda algumas causas da queda de cabelo

Separamos alguns motivos que irão clarear a sua mente sobre a queda de cabelo. Vamos lá?

Doença renal crônica

No momento em que os rins não filtram o sangue da maneira correta, os mais diversos sinais e sintomas aparecem: inchaço, cãibra, náusea, dor de cabeça e claro, a queda capilar resultando, mais especificamente, na calvície.

doenças cronicas resultam na queda de cabelo

Doenças crônicas resultam na queda de cabelo

Uma pesquisa realizada na Turquia expôs que, 365 pessoas diagnosticadas com doença renal crônica, cerca de 41,4% apresentam falhas no revestimento do “cocuruto”. A razão exata do porque acontece isso, não se sabe, mas às restrições alimentares resultante do caso seriam um motivo. Nesse cenário, é importante lembrar que a calvície raramente será o sintoma inicial da deficiência do órgão em questão.

Sífilis

Em aproximadamente 6 anos, a porcentagem de quadros relacionados a essa infecção sexualmente transmissível aumentou em 603% no estado de São Paulo. E se, caso, a bactéria “Treponema pallidum ” se desenvolva nos órgãos sexuais logo depois do ato sexual , em alguns dias ela pode acarretar em queda de cabelo e manchas na pele como um dos sintomas .

A sífilis é uma doença que pode causar a queda capilar

A sífilis é uma doença que pode causar a queda capilar

A alopecia não é um efeito regular da sífilis, afirma alguns especialistas. Contudo, a frequente dissipação da moléstia acaba fazendo com que pessoas se queixem do sintoma. Quem diria, até os cabelos são protegidos pelo simples uso da camisinha!

Micose

Os agentes infecciosos não gostam de se instalar somente nas unhas. Se alcançar o pico da cabeça, podem ocasionar em desestabilidade dos fios, uma vez que causam uma descamação no couro cabeludo. Além disso, deixam a região muito mais oleosa, contribuindo para o desenvolvimento da calvície.

Queda de cabelos também pode ser relacionada a micose

Queda de cabelos também pode ser relacionada a micose

Mesmo que esses fungos possam nos incomodar em qualquer momento ou situação, é muito mais comum e normal quando o sistema imunológico da pessoa está baixo e fraco. Pode ser por uma questão temporária ou uma complicação a longo prazo, como a AIDS.

Disfunções da tireóide

É capaz que você já tenha escutado que essa glândula que se localiza no pescoço está completamente relacionada com o ritmo do organismo como um todo. E essas etapas de reposição e crescimento dos cabelos não ficam de fora da ação da tireoide.

tireoide pode causar a queda de cabelos

tireoide pode causar a queda de cabelos

Quando o pequeno elemento que tem a forma de uma borboleta passa a produzir altas doses dos hormônios T3 e T4, caso nomeado de hipertireoidismo, acaba por resultar na aceleração da renovação celular da fibra capilar, o que contribui para deixar a careca exposta.

E no caso do hipotireoidismo, a ausência desses hormônios lentificam o metabolismo. E daí, existe mais dificuldade no desenvolvimento e crescimento dos fios.

Contudo, esse e outros problemas podem causar a queda capilar, por isso, não deixe de procurar por um dermatologista, que tem as ferramentas e recursos ideais para identificar qual o motivo e indicar qual o tratamento apropriado e assim, conseguir lhe apontar qual será o tratamento em questão. 

Lembre-se que se detectada cedo, a calvície e a queda capilar tem solução e tratamento adequado! Está esperando o que para nos enviar uma mensagem e agendar a sua consulta agora mesmo?