As rachaduras nos pés são um problema mais comum que imaginamos, geralmente decorrente de uma mistura de espessamento da pele do calcanhar, impacto sobre ele e ressecamento gerando fissuras. No consultório a pergunta mais freqüente é pé rachado o que fazer ?
Por que ocorrem as fissuras no pé?
As fissuras ocorrem quando usamos sapatos abertos, como chinelinhos, andamos muito descalços, mas será que podem indicar alguma doença?
Alguns problemas de pele podem aparecer junto com as fissuras como micoses, alergias, infecção bacteriana.
Quais doenças contribuem com o pé rachado?
Certas doenças crônicas contribuem com o ressecamento da pele. O diabetes é a mais comum. Mas problemas na tireoide como um a doença chamada hipotireoidismo também pode causar rachaduras no pé.
Outro ponto a se considerar são os diagnósticos diferenciais, a aparência da rachadura pode na verdade ser uma doença como a psoríase por jsso é importante avaliar com um médico dermatologista.
Se o problema for só a rachadura, ou seja, seu médico investigou e não há uma doença associada, é possível fazer o tratamento local, que foca na hidratação. O dermatologista recomenda cremes específicos de acordo com as necessidades de cada um, associações com uréia e outros ativos ( gestantes não devem usar cremes com uréia) .
Outras mudanças também ajudam muito como: Como controlar o peso, usar sapatos com sola acolchoada e vestir meia de algodão. Essas medidas ainda previnem o surgimento de novas fissuras.
E quanto às lixas?
Acredite: isso pode piorar o problema, quando você lixa a região sua pele acredita que esteja sendo agredida e uma das formas de defesa é produzir mãos espessura na região , ou seja, gerar mais pé rachado ou pé com fissuras
Fale com: Nossa equipe do consultório pelo whats app sobre consultas em telemedicina com Dra Larissa Montanheiro Reis Caliman