A queda de cabelo é uma complicação muito comum e que atinge milhares de mulheres e homens no mundo todo. Em primeiro momento, é muito importante entender qual a diferença entre a calvície e a queda capilar. Entenda o que pode causar queda de cabelo.
Os público mais afetado pela alopecia androgenética ou calvície são os homens, mesmo que diversas mulheres também sofram com essa questão.
A calvície nada mais é do que a falta de cabelo no couro cabelo e diversos aspectos pode causar a perda dos fios.
E conforme a causa do problema, existem muitas formas de lidar com o mesmo.
Por exemplo, o tipo mais comum de calvície nos homens, tem muitas maneiras diferentes de tratamento, no entanto, algumas pessoas optam por não fazer nenhum procedimento para combater o problema e assumem a calvície.
A queda capilar pode ser progressiva, mas também pode vir a acontecer de repente, assim como no caso da alopecia areata. Pode afetar apenas o couro cabeludo, como também o corpo por inteiro. Alguns tipos de alopecia são somente temporárias e em alguns casos pode ser permanentes.
Causas da queda de cabelo
Perder alguns fios de cabelo é normal. Aproximadamente de 50 a 100 fios caem da cabeça de todos os seres humanos por dia, o que não é um número considerável perto dos mais de 100 mil fios de cabelo que ficam sobre o couro cabeludo.
Conforme as pessoas vão envelhecendo, os fios vão ficando cada vez mais rarefeitos e finos. Porém, diversas pessoas demonstram uma queda capilar mais acentuada, o que pode ser o sintoma inicial de algum complicação de saúde mais preocupante.
No entanto, mesmo com caso sendo muito acentuados, aquelas pessoas que lidar com a queda de fios não precisa entrar em pânico, pois esse quadro não irá levá-lo para à calvície, uma vez que todos os fios que caem, deixam o lugar para que outros cresçam.
Queda de fios de cabelo em mulheres
A queda capilar pode ser uma queixa e/ou um problema mais comum para as mulheres e, quando o caso é patológico, podem existir muitas causas, assim como doenças autoimunes e infecciosas, amamentação, carência de ferro, doenças de tireoide, entre outras.
Leia também: Será a esfoliação caseira realmente funciona?
O motivo exato da queda de cabelos pode definir a quantidade de fios que caem, a velocidade com que o problema ocorrerá e os lugares do corpo serão mais afetados.
Alterações no metabolismo e hormonais podem causar a queda capilar temporária, o que fundamenta grande parte dos quadros de mulheres que demonstram a complicação. Essas alterações podem acontecer no decorrer da gravidez e/ou do parto, por causa da irregularidade na utilização de remédios anticoncepcionais, assim como também na menopausa.
Alguns remédios também podem desencadear o problema de queda capilar, assim como aqueles que são utilizados em quimioterapias, no contexto de tratamento de câncer, e medicamentos para depressão, pressão, cardíacos e para artrite.
Estresse emocional ou físico também podem estar relacionados ou não com uma vivência traumática podem ocasionar na queda capilar, ou melhor, na alopecia areata.
O que Causa a queda de cabelo no caso de homens
Entre os homens, o motivo mais comum é a famosa calvície, assim como citado acima, é a hereditariedade. Assim como os homens, as mulheres também podem herdar essa genética dos pais.
Isso ocorre porque os hormônios sexuais têm como função a miniaturização dos cabelos em algumas pessoas. Essa complicação, normalmente se inicia na puberdade e pode se agravar de acordo com o passar dos anos.
Procurando por uma ajuda médica, para saber o que pode causar queda de cabelo?
Se você notar que os fios do seu cabelo está caindo, procure por um médico para entender a causa. Pode ser tanto uma queda capilar normal e temporária quanto uma complicação de saúde mais grave. Assim como ficar sem os fios de cabelos quando se é muito jovem, pode ser uma razão para se preocupar.
Diagnóstico e exames
No momento da consulta com o médico especialista do assunto, você deverá descrever corretamente com que frequência você conseguiu observar a queda de cabelo e tentar calcular a quantidade de fios perdidos diariamente, em média.
Faça questionamentos e tente tirar o máximo de dúvidas, procure responder todas as perguntas que o profissional te fizer e faça todos os exames que forem solicitados ao seu caso. Listamos alguns exemplos de questionamentos que o médico poderá fazer, confira abaixo:
- Você toma algum tipo de medicamento, inclusive remédios de venda livre?
- Você tem outros sintomas, como por exemplo: vermelhidão no couro cabeludo, descamação ou coceira?
- Tem o hábito de coçar o couro cabeludo ou de arrancar fios de cabelo?
- Passou por uma experiência de estresse incomum?
- Que tipo de produto/cosmético você utiliza no cabelo? Como gel, spray fixador e shampoo?
- Com qual a frequência você faz a lavagem das madeixas?
- Você faz o uso do secador? Com qual frequência você realiza esse procedimento?
- Você pinta/tinge o cabelo?
- Teve febre ou algum tipo de doença recentemente?
- Há um padrão de queda capilar, como lugares com menos fios, entradas no cabelo ou calvas no alto da cabeça ou a queda está acontecendo na cabeça toda?
- Está caindo fios somente do couro cabeludo ou de outras áreas do corpo também?
Tratamentos
A maneira de tratamento da sua queda de cabelo vai depender muito da causa desse problema. Por exemplo: se essa complicação está ligada com alguma doença ou algum fator que tem um dia certo para acabar, é provável que os fios voltem a nascer normalmente.
Assim como se o problema está relacionado com o mau funcionamento da tireóide, iniciar o tratamento com remédios para controlar a função da glândula podem ajudar na queda capilar. Da mesma maneira, alguém que estiver apresentando uma carência de vitaminas poderá ter vantagens se controlar o consumos desses elementos importante para o organismo humano.
A queda capilar em casos genético também podem ser diagnosticadas e tratadas com remédios ou até mesmo uma opção mais avançada, como o transplante de cabelo. Em alguns casos, as pessoas preferem utilizar apliques ou perucas para lidar com o problema.
A importância de encontrar a causa para o problema é tão relevante que se o quadro apresentar um tipo de agente que pode ser controlado, assim como o estresse, será possível tratar o problema através da causa do mesmo.
Fale com nossa equipe do consultório pelo whats app sobre consultas em telemedicina com Dra Larissa Montanheiro Reis Caliman
Veja também no blog: Os tratamentos da calvície masculina genética