Maskne a acne da máscara! Você, conhece a doença chamada Maskne? O uso de máscaras de proteção pode obstruir os poros e desidratar a pele. Conhecida como maskne a acne da máscara, é a acne causada pela máscara em tempos da pandemia do coronavírus
A Acne é uma doença que acomete diferentes faixas etárias em ambos os sexos, surgindo devido ao processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilosos e é desencadeada por hormônios sexuais, situações de estresse, uso de produtos inadequados e alterações alimentares e predisposição individual. O aumento da oleosidade da pele leva ao aparecimento dos cravos e espinhas, sendo o rosto a área mais atingida e de maior incômodo.
A Acne pode ser classificada em diferentes graus de acordo com o acometimento cutâneo e, seu tratamento varia conforme a gravidade do caso e o tipo de pele.
Mas, hoje, após as mudanças ocorridas devido a pandemia um novo motivo tem sido tido como fator desencadeante da acne: o uso das máscaras !
Você percebeu piora ou ocorrência da acne nos locais em contato direto com a máscara?
Maskne a acne da máscara
Se sim, você pode estar diante do Maskne (Acne + Máscara). Estudos mostram uma relação direta da origem e/ou piora da acne com o uso das máscaras de proteção e tal fato ter sido tão comum que foi matéria de capa de um famoso jornal norte- americano. Mas, você está se perguntando: por que isso ocorre ?
A acne desencadeada pelo uso das máscaras ocorre devido ao atrito do material com a pele, promovendo um ambiente abafado e úmido, afetando diretamente a oleosidade cutânea e tendo como consequência a obstrução folicular.
Sabemos que a máscara é um equipamento de extrema importância na prevenção ao Covid-19, mas então o que fazer para evitar o aparecimento da Maskne?
Como evitar a acne e irritação da pele devido ao uso da mascara de proteção?
Aqui vão algumas orientações que podem te ajudar:
– Higienizar e hidratar o rosto com produtos adequados. Evite ácidos ou hidratantes muito “agressivos” antes de colocar a máscara pois tais produtos são potencializados com o fenômeno indireto de oclusão gerado pela máscara
– Dê preferencia para o uso das máscaras de algodão
– Não ficar com a mesma máscara durante muito tempo
-Não reutilizá- la
– Lavar as máscaras com frequência
– Evitar uso de produtos como maquiagens embaixo das máscaras
– – Uso de protetor solar diário mesmo dentro de casa
Na persistência do quadro, procure seu médico dermatologista para ser orientado sobre os produtos específicos para o seu tipo de pele e o melhor tratamento para o seu caso.
Fale com: Nossa equipe do consultório pelo whats app sobre consultas em telemedicina com Dra Larissa Montanheiro Reis Caliman
Entenda mais sobre o termo: Skincare, o assunto do momento!
Leia também no blog: Tudo sobre pele oleosa
Postagem meramente informativa criada pela estudante de medicina Raquel Sueira sob orientação, correção e supervisão da médica dermatologista Dra Larissa Montanheiro, através do projeto “Afilhadas da Dermatologia “