usar-protetor-solar-dentro-de-casa
Quando estamos em casa, sempre surge aquela dúvida: devo usar protetor solar dentro de casa ? Mesmo com as janelas fechadas, estamos quase o tempo todo expostos à luz visível, aquela luz vinda dos celulares, notebooks, tablets e até das lâmpadas.

A resposta então é SIM. Se você possui manchas ou alguma  pretensão à manchas de pele, você deve usar o protetor solar mesmo em casa!
Porém, muitos protetores solares que encontramos nas farmácias só nos protegem contra os raios ultravioleta (UV), emitidos pelo sol e não apresentam proteção à luz visível.
A luz visível, assim como os raios UV, também tem influência na alteração do colágeno, formação de radicais livres, envelhecimento da pele, pigmentação (aumento das manchas e do melasma), exacerbação de doenças desencadeadas pelo sol  e no desenvolvimento do temido câncer de pele.

Então, qual o melhor protetor para usar dentro de casa ?

O protetor com COR!!!
Os compostos ativos que compõem os protetores solares são classificados em filtros químicos e físicos. A versão visível da luz, potencialmente perigosa, é bloqueada por barreiras físicas, isto é, uso de roupas, chapéus, óculos escuros e filtros solares coloridos, aqueles com efeito base.
Sabe aquele protetor solar que te deixa com o rosto esbranquiçado ??
Então… esses produtos contêm filtros físicos, no entanto, eles têm baixa aceitação cosmética. Uma alternativa a isso é o uso de partículas pigmentares nas formulações, produzindo um efeito de base no produto, o que acaba também aumentando muito a sua capacidade de fotoproteção.
Como o sol também emite luz visível,  os protetores com COR  são uma melhor opção! Os pigmentos encontrados nos produtos servem para “refletir” a permeação da luz visível na pele e somente esses ativos pigmentares protegem dos danos á pele acarretados por ela.
Se você não gosta muito desse efeito de base na pele, você pode aplicar uma camada de protetor sem cor e outra camada de protetor com pigmento por cima para uma melhor cobertura e proteção. E ainda, se você utilizar maquiagem, também terá mais um “escudo” de proteção à luz visível. Não se esqueça de que as películas  escuras em vidros de casa ou do carro não só protegem da luz UVA como também da luz visível, portanto, fica mais uma dica.
Lembramos que o ideal é que você procure um médico dermatologista para que ele indique qual é o melhor filtro e como usá-lo corretamente mesmo dentro de casa.
Postagem meramente informativa criada pela estudante de medicina Ana Beatriz Avelino sob orientação, correção e supervisão da médica dermatologista Dra Larissa Montanheiro, através do  projeto  “Afilhadas da Dermatologia “
Assista a mais conteúdos sobre a dermatologia e a saúde da pele em meu canal do youtube 
Agende-uma-consulta-dermatológica-com-a-Dra-Larissa-Montanheiro

Agende uma consulta com nossa equipe pelo whats app