É comum encontrarmos a palavra “hipoalergênico” em rótulos de produtos cosméticos, especialmente nos esmaltes de unhas. Mas atenção: não use esmalte hipoalergênico antes de ler isso.
Introduzidos no começo do século XX, os esmaltes de unhas são amplamente utilizados nos dias atuais. Com o uso mais frequente e mais adeptas ao seu uso, e sendo a pele um órgão de primeira defesa imune é de se esperar que ocorram alergias cutâneas . Assim, uma saída alternativa para quem possui a dermatite é o uso do produto hipoalergênico , mas será que sendo hipoalergênico ainda assim é capaz de aparecer reações na pele ?
A principal substância capaz de provocar dermatite de contato (alergia) aos esmaltes de unhas é a resina tosilamida-formaldeído que é amplamente utilizada, pois suas propriedades promovem resistência, flexibilidade e brilho.
No mercado existem esmaltes ditos hipoalergênicos, que seriam livres de agentes alérgenos.
Entretanto, ainda assim alguns produtos comercializados para esse fim podem apresentar pelo menos um componente capaz de desencadear a doença, portanto há risco de alergia ainda que ditos hipoalergênicos .
Mas por que devemos ter atenção: Não use esmalte hipoalergênico antes de ler isso
Para comprovar isso e com o objetivo de avaliar a presença de substâncias com potencial alergênico nos esmaltes de unhas ditos hipoalergênicos ou antialérgicos, um estudo brasileiro pesquisou esses esmaltes e sua composição, de marcas nacionais e importadas, encontrados em perfumarias e farmácias de uma grande cidade do Brasil e em websites de vendas e encontraram 25 marcas de esmaltes nacionais e importados que apresentavam linhas intituladas hipoalergênicas ou livres de alérgenos.
Quando analisada a composição de cada marca, 10 delas (40%) não apresentavam nenhum dos alérgenos pesquisados, enquanto 15 (60%) possuíam pelo menos um componente capaz de desencadear a dermatite alérgica por contato. (Lazzari R et al. Alergia a esmalte hipoalergênico: isso existe?An Bras Dermatol.2017,92 (3);431-2
E quais substâncias no esmaltes hipoalergênicos, que podem causar alergia ?
Depois do início da produção de esmaltes livres do principal componente alergênico , foram descobertos novas substância que podem também desencadear a dermatite, tais como formaldeído, resina poliéster, dicloroetileno, amilacetato, ftalatos, guanina, acrilatos, sulfonamida e nitrocelulose.
Quais são os sintomas da dermatite na pele?
Os sintomas da dermatite são variados, podendo ocorrer distrofia ou quebra da unha , ou mesmo inflamação em sua borda, porém na maioria dos casos observa-se eczema nas regiões dos dedos e pasmem, as alergias podem ocorrer na área do pescoço, da face, dos lábios e das pálpebras.
Como descobrir se tenho alergia à esmalte de unha ?
Para o diagnóstico, é preciso uma avaliação médica com o dermatologista e na suspeita ele poderá solicitar um exame chamado teste de contato (um painel que contém substâncias que são avaliadas em contato com a pele, afim de descobrir a possível substância causadora).
Quando identificada a potencial substância causadora , deve-se recorrer ao uso de produtos sem a presença desse alérgeno.
Enfim, o risco de alergia ainda existe, caso não haja investigação adequada causador específico do quadro nem verificação da composição exata do produto. Em todo caso procure um Dermatologista que poderá te auxiliar no diagnóstico e também na análise do esmalte ideal para você !
Veja também no blog da Dra Larissa Montanheiro os posts sobre Tratamentos de psoríase
e como tratar a acne da mulher adulta ou depois dos 25 anos
Agende uma consulta com a Dermatologista Oncológica Dra Larissa Montanheiro
Fale com a equipe do consultório da Dra Larissa Montanheiro: Whats App Consultório Dra Larissa Montanheiro