“Dra, minha testa aumentou “! Essa frase sintetiza uma das principais queixas no consultório das pacientes que apresentam essa afecção que afeta a saúde dos cabelos. Alopecia fibrosante frontal, entenda o por que você esta perdendo cabelo na região da testa.
O que é alopecia fibrosante frontal?
Esta é uma doença que tem cada vez mais atingido mulheres, em razão da ocorrência de uma reação inflamatória ao redor do folículo piloso e o torna enfraquecido com perda local e formação de alopécia.
As áreas do couro cabeludo mais comumente afetadas são a região da fronte, com um aspecto de “tiara “ e por isso as mulheres se queixam de que a testa aumentou. Não verdade o recesso capilar que acarreta tão sintomatologia.
De etiologia não definida postula-se que haja um gatilho imune para que a inflamação ocorra e caso o diagnóstico não seja realizado precocemente há perda definitiva do cabelo já região. Muito raramente, há a ocorrência da rarefação capilar difusa, com aspecto semelhante à calvície genética , ao que chamamos de FAPD ( alopécia fibrosante de padrão feminino ) . Lesões de pele da face como “papulas “ e perda de sobrancelha também podem ocorrer.
O diagnóstico se dá através de uma consulta dermatológica em que o médico irá realizar o exame de tricoscopia e se necessário uma biópsia do couro cabeludo.
Os melhores tratamentos para popularmente chamada, queda capilar na região da testa, são aqueles realizados precocemente e entre as opções terapêuticas podem ser necessárias medicações de uso tópico associadas às de uso sistêmico como bloqueadores hormônios ou medicações anti-inflamatórias.
E você, possui ou conhece alguém em que a testa parece mais alongada com o tempo ? Procure sempre a avaliação de um dermatologista !
Agende uma consulta com a médica dermatologista Dra Larissa Montanheiro – SBD
Veja mais conteúdos sobre o assunto no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Leia também no blog: Cabelo caindo, veja as causas da queda capilar
Saiba tudo sobre a calvície genética e queda de cabelo