Quando se fala em acnes, logo se vem à mente a imagem de jovens e adolescentes com inúmeros pontinhos avermelhados por todo o rosto. Contudo, desvincule a acne a estes rostos, pois este problema também pode atormentar os adultos, em especial, as mulheres. Esta é a chama acne da mulher adulta, que de acordo com estudos, acomete cerca de 16 milhões de brasileiras.
Entretanto, a acne da fase adulta não apresenta as mesmas características em relação ao seu aparecimento na adolescência, isto é, na juventude as acnes aparecem com maior intensidade na famosa zona T (testa, nariz e região superior das bochechas) enquanto que nos adultos elas surgem na zona U (queixo, mandíbula e pescoço).
Além de sua localização, a acne da mulher adulta tende a ser mais avermelhada e mais dolorida, e que pode piorar ainda mais no período menstrual.
Causas de acne na mulher adulta
Toda espinha é resultante da inflamação da glândula sebácea, a qual é responsável pela produção do lubrificante natural da pele. Entretanto, quando a glândula sebácea produz muita gordura, determinadas bactérias como a Propionibacterium acnes, são atraídas e se alimentam deste conteúdo, o que consequentemente gera uma inflamação local.
De acordo com pesquisas, apenas 30% dos casos de acnes na fase adulta da mulher estão relacionadas à oscilação hormonal, fator que antes era tidocomo o principal para tal problema.
Contudo, ainda de acordo com estudos, ter ou não a bactéria na microbiota da pele não é importante, isto é, o grande “x” da questão é a forma de como ela vai interagir com o sistema de defesa do organismo.
A bactéria P. acnes está presente na pele de todas as pessoas e em quantidade igual, o que difere entre as mulheres com espinhas e sem espinhas é a quantidade de receptores na pele, os chamado TLR-2, que fazem parte do sistema imunológico.
Uma pesquisa atual relatou que as mulheres que sofrem com acne possuem maiores concentrações destes receptores, o que gera uma resposta exagerada contra a bactéria, ocasionando todo aquele efeito indesejado na pele.
Outra causa, já bastante conhecida de acne é o fator genético, ou seja, grande parte das pessoas que sofrem com acne conta com algum parente de primeiro grau com acne. E geralmente, as pessoas que sofreram com acne na adolescência, também sofre com este mal durante a fase adulta.
Cuidados e tratamentos da acne da mulher adulta
Infelizmente, cada vez mais as mulheres estão passando por este tipo de “contratempo”. O lado bom é que existem algumas respostas e tratamentos à esta:
Medicamentos tópicos
O tratamento varia de pessoa para pessoa, sendo que a grande maioria dos dermatologistas comumente fazem o uso de antibióticos, mas não basta apenas combater a bactéria. Sim, estes medicamentos ajudam e muito, mas também devem ser utilizados outros, como ácido azelaico, tretinoína, adapaleno e peróxido de benzoíla, os quais possuem potencial anti-inflamatório.
Estes devem ser aplicados em todo o rosto, não apenas na região lesionada, já que os receptores estão presentes em toda a face.
É importante ressaltar que copiar a prescrição de uma amiga não dá muito certo, algo que pode resultar em irritação, vermelhidão e descamação da pele.
Também vale a pena reforçar que durante a fase adulta a mulher tem a pele mais sensível, e por este motivo, deve-se evitar o uso de determinados medicamentos. A hidratação da pele é fundamental, mas faça o uso apenas do hidratante indicado para o seu tipo de pele, assim como o protetor ou filtro solar, o qual deve ser de efeito seco e/ou seborreguladores.
Procedimentos estéticos
Além de sabonetes e determinados produtos tópicos, você também pode recorrer a procedimentos estéticos que auxiliam na recuperação da pele, como por exemplo, peelings químicos que ajudam na cicatrização das lesões, redução da oleosidade e inflamação, e renovação da pele.
Realizar a esfoliação quinzenal auxilia na remoção das células mortas e consequentemente, reduz as chances da obstrução dos folículos sebáceos. Desta forma, procure fazer uso de sabonetes à base de ácido salicílico, substância que ajuda a reduzir a formação dos comedões.
A limpeza de pele também pode ajudar e muito, pois evita o acúmulo excessivo de sebo nas glândulas, e resulta no melhor controle da oleosidade da pele.
Medicamento via oral
Outro medicamento que pode ser um grande aliado no combate da acne adulta é o anticoncepcional, onde a associação de contraceptivos hormonais com os métodos já citados pode ser muito útil.
Alguns comprimidos podem ajudar no controle da acne devido ao fato de inibir os picos de hormônios durante a ovulação e menstruação. Neste caso, procure conversar com o dermatologista ou com o seu médico sobre a possibilidade, tendo em vista as variações hormonais que a mulher está passando neste período.
Como evitar a inflamação?
Evite agravar e intensificar a inflamação da pele, portanto, evite ficar mexendo no rosto e/ou espremendo as espinhas, isso faz com que você aumente a sujeira e eleve a oleosidade da pele, além de promover uma ferida maior que a original. Ainda, como principal fator às acnes, procure controlar a oleosidade da pele, e para isso você pode fazer o uso de sabonetes específicos para seu tipo de pele.
Determinados fatores podem agravar a acne, como circunstâncias em que há aumento de testosterona como a gestação, menstruação, menopausa e estresse. O estresse eleva os níveis de cortisol sistêmico, resultando no aumento das atividades das glândulas sebáceas. Ainda, dietas com alto consumo de carnes e laticínios podem agravar a inflamação e as acnes.
Cremes e maquiagem com base oleosa são também fatores agravantes, desse modo, opte pelo uso de produtos oil free ou em forma de gel. E a exposição solar excessiva é outro fator que pode aumentar a inflamação da pele e consequentemente agravar a acne, além de promover o aparecimento de manchas e cicatrizes hipercromicas.
A melhor forma de tratamento é receitada pelo dermatologista. Isso porque haverá a investigação do real motivo e o tratamento não será superficial, mas sim, agindo diretamente no problema! Quer conversar um pouco mais sobre esse assunto? Entre em contato com a gente!
Amei seu blog rsrs já estou seguindo 🙂