O procedimento de esfoliação tem a capacidade de renovação da pele. Ele atua na eliminação das células mortas que ficam na superfície da pele e também atua na desobstrução dos poros. Algumas receitas mais conhecidas e práticas de esfoliação caseira que contém açúcar libertam a área de impurezas e também ajudar a hidratar a mesma. Além do que, essa técnica pode manter a pele mais lisa, macia e em condições perfeitas para receber o produto hidratante em seguida.
Mas, calma! Isso não quer dizer que você pode fazer a receita, correr para o banheiro e ficar esfregando na pele sempre que desejar. É preciso de calma e atenção, ou você pode ter resultados insatisfatórios com o procedimento. Lembre-se: tudo que é excesso pode ser prejudicial, tanto para a pele como para a saúde como um todo.
Existem algumas regras de esfoliação para você conseguir alcançar o resultado ideal e esperado. Por essa razão, preparamos uma lista de explicações sobre o assunto de acordo com alguns profissionais e especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
E se você ainda não adotou a prática, vai saber como e por onde iniciar essa técnica. No entanto, se você já faz o uso do procedimento, vai ficar expert no assunto. Veja as dicas e quais são as suas dúvidas e conquiste uma pele bonita e saudável a longo prazo.
Primeiros cuidados da pele para a esfoliação
Quem faz o uso diário de cosméticos, entre cremes e maquiagens, acaba ficando com os poros fechados e com impurezas, por essa razão é essencial realizar a rotina de limpeza da região facial, usando um produto recomendado para o seu tipo de pele. Depois dessa etapa, o açúcar tem a capacidade de entrar agindo na limpeza ainda mais profunda, em seguida, como resultado, você conseguirá perceber uma pele mais macia e uniforme.
Além disso, a esfoliação ajuda na potencialização dos resultados de cremes anti-rugas e/ou hidratantes, pois o procedimento auxilia na melhor aspiração dos produtos.
Como e quando fazer a esfoliação de pele?
O açúcar mascavo é um ingrediente e uma opção menos agressiva e mais natural. Ele também simplifica a aspiração de nutrientes fundamentais para manter a estética da pele e deixá-la mais suave e brilhante.
Porém, vale o aviso: para quem sofre com acne ou manchas, é orientado procurar um dermatologista antes de utilizar qualquer receita caseira, uma vez que ele podem ter algum ativo que possa prejudicar ou agravar o quadro desse tipo de pele.
Para executar da forma correta esse procedimento com a utilização do açúcar, é só realizar movimento suaves e circulares juntamente com a mistura.
No entanto, não tente forçar os ingredientes, uma vez que existe a possibilidade de causar danos na região, pois o alguns ingredientes naturais, assim como o açúcar, não contam com a uniformidade em seus grânulos. O procedimento é orientado somente uma vez por semana.
Ajuda a evitar espinhas?
Para trabalhar com o aparecimento de problemas como a acne é essencial controlar o desenvolvimento da oleosidade da pele através da limpeza apropriada.
Somente a esfoliação não é capaz de solucionar o problema da grande quantidade de oleosidade. Porém, auxilia na remoção de impurezas e células mortas e na preparação da pele para a aplicação de outros produtos ou até mesmo outros tipos de procedimentos.
Riscos da esfoliação de pele caseira
Os riscos mais relevantes que podem resultar da esfoliação são: alergia ou irritação por causa dos ingredientes utilizados, esfoliação e sensibilização excessiva que podem resultar tanto em oleosidade excessiva quanto num ressecamento exagerado.
Além disso, a ausência de conservantes nos ingredientes de receitas caseiras podem promover o desenvolvimento de bactérias, por essa razão não é indicado o armazenamento da mesma para utilizar mais vezes, procurar sempre usar em imediato.
Quais os benefícios das opções produzidas em casa?
Os produtos esfoliantes industrializados são produzidos a partir de microesferas de polietileno, os microplásticos. Esses produtos são muito poluentes, uma vez que acabam contaminando lagos, rios e mares. Muitos esfoliantes possuem parabenos, que podem ocasionar em sensibilidade, irritação e alergia na pele. Dessa forma, as opções caseiras, orgânicas ou naturais são mais seguras para o organismo e também para o meio ambiente. Mas nunca se esqueça: elas precisam ser preparadas e utilizadas na mesma hora. Por não possuírem conservantes, não devem ser armazenadas para a utilização futura.
Confira agora, algumas receitas de esfoliantes para você fazer em casa e conquistar uma pele bonita, macia e livre de impurezas:
Esfoliante para todos os tipos de pele
- 2 colheres de sopa de mel
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo;
- 1 colher de sopa de aveia (de preferência, em flocos finos);
- 2 colheres de sopa de iogurte natural. (Nesse caso, existe a opção também de mudar o iogurte para o mamão amassado, uma vez que a papaína tem propriedade esfoliante. E se a pele for extremamente seca, você pode trocar ou adicionar o abacate para associar uma ação emoliente por meio dos óleos naturais que contém nesse ingrediente.
Modo de fazer: Misture todos os ingredientes e esfolie na região facial movimentos suaves e circulares, deixe agir por pelo menos 5 minutos e enxágue.
Esfoliante para pele oleosa
- 1 colher de café de mamão papaia
- 2 colheres de café de açúcar cristal
Modo de fazer: Misture os dois ingredientes em uma recipiente pequeno. Aplique na região do rosto, realizando movimentos suaves e circulares. Deixe agir por até 5 minutos e enxágue com água morna ou fria.
Esfoliante para uma hidratação poderosa
- 2 colheres de café de açúcar de coco
- 1 uma colher de café de óleo de coco
Modo de fazer: Junte os ingrediente em uma tigela e mexa bem, em seguida aplique sobre o rosto, fazendo movimentos suaves e circulares. Após deixar o produto agir, enxágue bem.
Esfoliante para uma pele calminha
- 4 colheres de sopa de mel
- 1 colher de sopa de fubá de milho
Modo de fazer: Em um recipiente, misture as quantidades necessários dos ingredientes e depois aplique no área do rosto, com a realização de movimento circulares. Em seguida, deixe agir por aproximadamente 5 minutos e depois enxágue o rosto com o uso de água fria.
Esfoliante para uma pele sempre jovem
- 1 colher de café de abacate
- 1 colher de café de mel
- 1 colher de aveia (de preferência em flocos finos)
Modo de fazer: Misture todos os ingredientes em uma tigela rasa e passe no rosto em movimentos circulares, deixe agir e em seguida enxágue bem o rosto.
E pronto! Você vai se surpreender com os resultados da esfoliação. Mas atente-se sempre para os cuidados importantes com a pele e a dica de sempre manter o contato com um profissional especialista no assunto e do seu caso, o médico dermatologista .
O tempo ideal é que a esfoliação seja feita a cada 10 dias, pelo menos. Por isso, faça um calendário com as datas das suas limpezas de pele mais profundas. Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários para que a gente possa te ajudar!