O famoso pé de galinha nada mais é do que aquelas rugas que se localizam no ponto lateral dos olhos, formando linhas ou marcas que se apresentam com mais evidência quando sorrimos. E mesmo que elas sejam necessárias e tenham o objetivo de deixar a aparência mais natural, com o passar do tempo, as linhas vão ficando mais aparentes.
Mas, além da questão natural da face, as marcas de expressões também se desenvolvem por causa da grande exposição ao sol, da ausência de cuidados e atenção com a pele e podemos considerar também as complicações com a visão, assim como a miopia, uma vez que as pessoas que sofrem desta patologia, passam a fixar mais os olhos, forcando-os.
O surgimento das rugas acontecem por dos 25 ou 30 anos, mas a novidade de hoje é que há algumas maneiras de suavizá-las, e nós selecionamos 4 entre elas para te contar. Confira abaixo!
1 – Dois cremes anti-rugas: Pro-xylane e Retinol ajudam a suavizar o pé de galinha
Quer saber de uma novidade? Você consegue suavizar os famosos pontos de expressão em casa! O primeiro passo é investir em um creme anti-rugas, que pode ter propriedades como Pro-Xylane, Retinol e LHA, este último é um decorrente do ácido salicílico. Esses elementos têm a capacidade de preencher os vincos dos pés de galinhas, potencializando o tônus e melhorando a aparência das linhas marcadas nas laterais do rosto.
Indicado para: pessoas que só tem pés de galinhas ao se expressar e ao sorrir.
Ativos: Pro-Xylane, LHA e Retinol são elementos que melhoram o desenvolvimento de colágeno, que tem como função deixar a pele mais firme e lisinha. Dá para procurar por esse ativos dentro das fórmulas dos produtos, ou seja, dos cremes hidratantes e podem ser utilizados em todos os tipos de pele. Mas caso você tenha alergia a alguns componentes, pele sensível ou esteja grávida não utilize produtos sem antes a orientação de um médico dermatologista.
2 – Protetor solar: utilizar este produto na rotina do dia a dia suaviza as linhas nos olhos
Incluir o uso do protetor solar diariamente na sua rotina pode suavizar e muito os pés de galinhas, você sabia disso? E a razão por trás disso é bem simples: os raios solares têm a capacidade de romper as fibras de elastina e colágeno da pele humana, tornando-a mais flácida e fina.
Uma dica: realize um teste, invista em filtro solar todos os dias, procure passar sempre antes da maquiagem e com um FPS 30 ou superior a este. Algum tempo depois, você conseguirá observar que as linhas vão ficar menos aparentes e marcadas e a possibilidade de prevenção do surgimento de mais linhas será muito potente.
Ideal para: qualquer idade e para todo os tipos de pele.
Qual filtro escolher? Nesse caso, é importante você saber qual o seu tipo de pele e o mais indicado é procurar por um profissional especialista em pele, o médico dermatologista, uma vez que existem diversos filtros e com muitas texturas diferentes, com propriedades anti-rugas e de acabamentos.
3 – Laser CO2 fracionado: procedimento que ajuda na estimulação do colágeno e no combate ao pé de galinha
A técnica do laser CO2 fracionado é realizada em clínicas ou consultórios dermatológicos: ele atua na estimulação do colágeno de dentro para fora, proporcionando que aquelas temíveis linhas de expressão desaparecem em aproximadamente 3 a 5 sessões. O laser tem esse efeito porque ela promove uma retração da pele, possibilitando que ela se estique e dessa forma, mande embora os pés de galinha.
Recomendado para: pessoas que têm as rugas bem marcadas e que podem ser visualizadas até mesmo quando não faz movimentos faciais. É indicado também para quem tem algumas manchinhas na região dos olhos.
Resultados esperados pelo procedimento: É possível observar que a pele fica com uma aparência mais viçosa, diminuindo a quantidade de poros e aperfeiçoando a sua textura ao tocar. Com o passar do tempo, você já consegue identificar a melhora nas manchas e rugas da pele.
Como já foi citado, os resultado podem aparecem de imediato, mas é necessário aguardar a recuperação da pele, o que pode demorar em torno de 15 a 30 dias.
4 – “Botox”: paralisa músculo e impede acúmulo de pele
O famoso ” Botox “ou tecnicamente falando, a toxina botulínica, ( o nome botox é uma marca de toxina botulínica , há várias outras marcas existentes no Brasil ) trabalha na redução da tensão de contrações e na musculatura, ou melhor, com a grande quantidade de pele na área lateral da face, no momento em que sorrimos. Esse procedimento pode ser realizado em clínicas dermatológicas e tem uma duração de 4 a 6 meses, depende de pessoa para pessoa e forma que é realizado o tratamento.
Esse procedimento é recomendado, em especial, para pessoas que tenham rugas de expressão muito marcantes e evidentes. No entanto, depende também dos motivos conjuntos que ocasionaram essas rugas. Se existir algum tipo de flacidez na pele, olheiras intensas que agravam o caso, má qualidade da região facial, entre outros fatores, a necessidade de outras técnicas conjuntas devem ser consideradas.
Uma vez que a toxina botulínica trabalha em específico para amenização de suas contrações e da tensão da musculatura, ela não beneficia a qualidade da pele como os procedimento de resurfacing.
Resultados esperado pelo tratamento: Por estar diretamente ligado com a musculatura, o efeito pode ser observado nas marcas mais dinâmicas, ou seja, as rugas que se desenvolvem de acordo com os movimento do rosto.
Hoje em dia, a quantidade da substância de toxina botulínica utilizadas são menores se comparadas a outras épocas, e realizadas em regiões estratégicas da face. Mas como já foi mencionado acima, o produto usado na técnica tem a duração de aproximadamente 4 a 6 meses, uma vez que com o passar do tempo o mesmo é sugado pela pele.
Contudo, é fundamental a experiência de um profissional como o dermatologista ou cirurgião plástico para analisar essas linhas antes de recomendar o tratamento ideal para a suas rugas. Por ser uma pele fina e delicada, é necessário que qualquer procedimento seja feito com muito cuidado.
Cada tipo de pele vai reagir de uma maneira diferente às técnicas apresentadas e isso precisa ser analisado no momento de escolher uma outra. Realmente, não é fácil escolher entre um ou outro procedimento- além do que, em alguns casos, o que dará resultado é a união de mais de um procedimento estético.
A melhor saída? Procurar um médico dermatologista que poderá te auxiliar com maior precisão! Assim, você evita erros e amplia as chances de sucesso no seu tratamento!
Adoro suas dicas, sempre acompanho!!!
Ficamos felizes com seu feedback
Eu e minha equipe estamos sempre empenhados em proporcionar informações úteis a todas as mulheres e amigas como você.
Informações dermatológicas e prestativas para saúde e beleza da pele feminina