Calvície feminina ou queda de cabelo
Já ouviu falar em alopecia feminina ? Parece um palavrão né? Mas representa um terror no universo feminino ou seja, a queda de cabelos na mulher ou calvície feminina.
Para complicar, há vários tipos e causas, e muitos delas são mito. Desde já, vale dizer que o tempo faz diferença e que prevenção é a melhor forma de combate.
Portanto, se percebeu algo de errado com seu cabelos : corra… e consulte seu dermatologista!
Mas , descomplicando, a alopécia é a redução parcial ou total de pelos ou cabelos em uma determinada área de pele e devemos ficar atentas aos sinais, como uma queda de mais de 150 fios diários e também afinamento e rarefação dos cabelos do topo da cabeça e aumento de oleosidade no couro cabeludo.
Quais os tipos de alopécia ou queda de cabelo feminina?
As principais alopécias são a androgenética, eflúvio, areata. Se iniciais podem se assemelhar muito Complicou? Calma, falaremos sobre cada uma delas , mas hoje começaremos com a
Alopecia Androgenética feminina ou queda de cabelos na mulher.
Essa também é conhecida como calvície feminina.
Como tratar a calvície feminina
Geralmente, há um histórico familiar – se você é de uma família de cabeludos, isso é mais difícil de acontecer, porém não impossível . Ela pode ser silenciosa demorando meses ou até anos para ser notada. No entanto a causa básica se dá pela alteração de um hormônio que primeiramente leva ao afinamento do cabelo dando a sensação de clareira e após envolve a queda capilar em si .
Quanto antes buscarmos o tratamento para queda de cabelos na mulher, melhor o prognóstico, ou seja , melhor chance de bons resultados. Nos casos iniciais a reversão pode ser quase completa, porém em casos tardios isso não ocorre e os tratamentos buscam apenas evitar a piora.
Podem ser usadas loção capilar , medicamentos orais , infusão de medicamentos diretamente na raiz do couro cabeludo, luzes de tratamento e casos avançados o transplante capilar .
Se você acredita que é um paciente em potencial a ter a doença capilar , observe seus familiares e compare seu cabelo atual a foto antigas e procure um médico dermatologista .
Pode ser que você necessite de uma análise mais detalhada com aparelhos específicos ou de uma biópsia !
Fale pelo whatsapp com nossa equipe do consultório dermatológico da Dra Larissa Montanheiro dos Reis Caliman