alopecia-areata-em-jovem-mulher

Alopecia areata é uma das diversas  doenças dermatológicas que provoca a queda de cabelo. Muitos fatores estão envolvidos na sua causa:  genética e a participação autoimune. Os fios começam a cair resultando mais frequentemente em falhas circulares sem pelos ou cabelos

A extensão dessa perda varia, sendo que, em alguns casos, poucas regiões são afetadas. Em outros, a perda de cabelo pode ser maior. Há casos raros de alopecia areata total, nos quais o paciente perde todo o cabelo da cabeça; ou alopecia areata universal, na qual caem os pelos de todo o corpo. Mas, um fato é importante : A alopecia areata não é contagiosa!

alopecia-areata-extensa-em-homem

Alopecia areata extensa em homem jovem

Quais os fatores para a causa da Alopecia Areata?

Fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro e a evolução não é previsível.  O cabelo sempre pode crescer novamente, mesmo que haja perda total. Isto ocorre porque a doença não destrói os folículos pilosos, apenas os mantêm inativos pela inflamação que acarreta. Entretanto, novos surtos podem ocorrer. Cada caso é único e somente 5% dos pacientes perdem todos os pelos do corpo.

Crianças e adultos podem sofrer da doença, alopecia areata?

Não há  nenhum outro sintoma além da perda brusca de cabelos, com áreas de calvície arredondadas, únicas ou múltiplas, sem demais alterações. A pele é lisa e brilhante e os pelos ao redor da placa saem facilmente se forem puxados. Os cabelos, quando renascem, podem ser brancos, adquirindo posteriormente sua coloração normal. A forma mais comum é uma lesão  única, arredondada, que ocorre geralmente no couro cabeludo e barba, conhecida popularmente como pelada.

homem-com-alopecia-areata-na-barba

Alopecia areata ataca também a área da barba nos homens, atingindo em cheio a auto estima do homens

Doenças autoimunes podem acontecer em alguns pacientes, como vitiligo, problemas da tireoide e lúpus eritematoso, por exemplo.

Alopecia areata ataca a barba dos homens

Alopecia areata cria falhas bem visíveis na barba dos homens

Quais são os tratamentos da alopecia areata?

Os tratamentos irão depender do tipo da alopécia ( única, múltipla, extensa , total ) associado ao exame de tricoscopia ( exame que avalia o grau de inflamação e a fase em que se encontra a doença) . tMedicamentos tópicos como minoxidil, corticoides e antralina podem ser associados a tratamentos mais agressivos como sensibilizantes (difenciprona) ou metotrexate. Opções hoje são os biológicos em casos crônicos e de perda total. Os corticosteróides  injetáveis são opções  em áreas bem delimitadas do couro cabeludo ou do corpo. A opção é prescrição de todo tratamento deve ser realizada pelo dermatologista em conjunto com o paciente. Os tratamentos visam controlar a doença, reduzir as falhas e evitar que novas surjam. Eles estimulam o folículo a produzir cabelo novamente, e precisam continuar até que a doença desapareça. Atenção: Evitar a “automedicação”. Somente um médico dermatologista pode prescrever a opção mais adequada. Agende uma consulta com a: Médica Dermatologista Dra Larissa Montanheiro

tratamento-de-alopecia-areata-em-jovem-mulher

Tratamento de alopecia areata em jovem mulher

Não há formas de prevenir a doença uma vez que suas causas são desconhecidas, mas há algumas dicas para que a pessoa se sinta melhor durante o tratamento:

•Procurar se informar sobre a doença. Conhecer mais sobre o problema ajuda a compreender a evolução da doença e reduzir a ansiedade.

•Usar maquiagem para minimizar a aparência da perda do cabelo.

•Investir em perucas, chapéus e lenços para proteger a cabeça. Alguns são bem estilosos, deixam o visual mais moderno.

•Reduzir o estresse: as crises agudas de queda podem se associar a períodos críticos de estresse, tais como problemas no trabalho ou na família, mortes, cirurgias, acidentes etc.

Onde procurar tratamentos e ajuda?

Embora a doença não seja clinicamente grave, pode afetar o estado emocional. Os grupos de apoio estão disponíveis para ajudar a lidar com possíveis efeitos psicológicos.

Veja também no blog: As doenças da pele mais comuns dos atletas de luta

Leia também no blog: O que pode causar a queda de cabelo

Veja o video sobre: A calvície genética 

Consulte sempre um dermatologista da SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia 

Agende-uma-consulta-dermatológica-com-a-Dra-Larissa-Montanheiro

Agende uma consulta com nossa equipe pelo whats app