A gestação e a lactação são períodos que requerem cuidados importantes no que diz respeito à utilização de cosméticos e medicamentos em geral. Por isso existem cosméticos seguros para grávidas, assim como tratamentos e diversos produtos beleza seguros na gestação
Tudo isso porque através da placenta há uma transferência de substâncias entre a barreira placentária e o feto e posteriormente também entre o leite materno e o bebê, por isso muitos ativos são proibidos nesses períodos ( gestação e amamentação ), como já falamos no artigo anterior
Por que muitos cosméticos de beleza são proibidos de serem consumidos pelas grávidas ?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe o uso de algumas substâncias em gestantes: os derivados do chumbo presentes em tinturas para cabelo, a cânfora e a ureia (acima de 3%), que estão em muitos cremes de massagem e hidratantes corporais, e os ácidos retinóico’, glicólico e salicílico presentes em produtos anti-idade e clareadores de pele. Existem alguns outros cosméticos e tratamentos que devem ser evitados, como os conservantes derivados de parabenos e algumas substâncias presentes nos filtros solares, leia mais na postagem anterior.
Bem, acredito que um dos motivos para que tenhamos poucas opções nesse período é que muitos cosméticos não possuem estudos clínicos que comprovem a sua toxicidade em gestantes, pois não podemos fazer testes em humanos (gestantes) e a principal referência acaba se baseando em testes em animais de laboratório e quando um produto é tóxico ou pode causar problemas em fetos de animais, ele não pode ser aprovado ou recomendado para uso em humanos, muito menos em grávidas
Quais são os cosméticos de beleza seguros para grávidas?
Caso tenham curiosidade, avaliem rótulos de cosméticos seguros na gestação, até mesmo os “permitidos” você dificilmente encontrará a frase “categoria A” na gestação, isso significaria dizer que o produto foi totalmente testado e aprovado para esse período, a gestação. Assim, acabamos avaliando categorias em que se encaixam nos ” avaliar riscos- benefícios ” com o seu médico. Na minha opnião, nos primeiros três meses, os cruciais para a formação do bebê, oriento gestante a não realizarem nenhum produto na sua pele a não ser em caso de doenças dermatológicas e indicação médica.
1- Filtros solares são seguros para grávidas ?
Os filtros solares em sua grande maioria são compostos por substâncias que ultrapassam facilmente a placenta chegando até o feto. Muitas delas são encontradas na urina, depois de quatro horas da aplicação, e podem causar toxicidade ao feto, devido ao seu uso prolongado e contínuo, pois não podemos esquecer que o modo correto de uso é a cada 3 horas . Mas, hoje existe a possibilidade da utilização de filtros solares 100% físicos ou orgânicos, ou seja, que não possuem em sua composição estas substâncias agindo apenas na camada superficial da pele, sem penetração cutânea. Oriento optar por cosméticos seguros e filtros direcionados à grávidas ( estará escrito na embalagem, aliás há marcas específicas para gestantes) . O código de ética médica não permite que médicos divulguem marcas em postagens ou meios de comunicação, estando os médicos sujeitos á punições.
2- Existe algum cosmético ou tratamento de beleza seguro na gestação para estrias ou para evitá- las?
O melhor é prevenir, usando substâncias ou produtos hidratantes. No mercado existem algumas marcas de cosméticos hidratantes específicas para a gestante, porém a grande oferta de hidratantes à base de ureia (proibido para gestante em concentração principalmente acima de 3%), requer um cuidado maior na hora da escolha. A forma mais segura de hidratar a pele é utilizando óleos como o de amêndoas, por exemplo. Vamos lembrar que no geral, as estrias ocorrem no terceiro trimestre ou logo após o nascimento do bebê.
Mas se mesmo com todos os cuidados, a estria aparecer, você deve continuar com os cuidados.
O principal tratamento de estria feito topicamente é proveniente de ácidos e seus derivados, mas já vimos que não é possível a utilização deles nesta época de gestação, principalmente os ácidos retinóicos ( postula- se até mesmo em quem já utiliza esse ácido que evite de usar nos três meses antes até da concepção do feto). Mas há substâncias à base de algas, por exemplo, que possuem propriedade de combater a formação da estria, principalmente a de coloração avermelhada e que poderia ser usada na gestação de uma forma mais segura.
3- Tratamento de manchas na pele durante a gestação ?
É comum que, com as alterações hormonais na gestação , algumas áreas do corpo fiquem de aparência mais escura, como região do mamilo, virilha, linha média da barriga. É normal que apareçam e a tendência é de que não existam mais já no primeiro ano após o nascimento do bebê.
Outro tipo de mancha temida é a que ocorre na face, chamada de “cloasma”. Também costuma desaparecer já no primeiro ano em sua grande maioria, mas para quem vem enfrentando o problema de manchas em face como o melasma e apresentou uma piora na gestação, existem sim, algumas alternativas de tratamento tópico. Um deles é baseado na utilização de um ácido conhecido como ácido azelaico além das diversas vitaminas C que existem e também são substâncias clareadoras. Mas, tomem cuidado, são esses os ativos porém muitos cosméticos possuem diversas composições e misturas em sua formulação o que pode pode torná-los proibidos na gestação.
Como saber quais cosméticos e tratamentos de beleza são seguros na minha gestação?
Então , o melhor a fazer é consultar sua dermatologista que irá prescrever os ativos de maneira segura de acordo com cada trimestre da sua gestação e também conforme as patologias associadas, além de claro estarem juntamente de acordo com o seu médico obstetra. Mas, não se assustem, apesar de muita coisa ser proibida saibam que há sempre uma forma alternativa de tratamento e nisso seu médico pode ajudá- la!
Fale com nossa equipe do consultório pelo whats app sobre consultas em telemedicina com Dra Larissa Montanheiro Reis Caliman e saiba quais os cosméticos e tratamentos são seguros para grávidas como você.
Veja também todos os procedimentos da dermatologia estética