Segue algumas atualizações sobre o novo coronavírus e sua manifestação na pele.
Estudos recentes mostram casos de pacientes infectados pelo Covid 19 que apresentaram junto aos sintomas da doença também lesões em pele, que podem ocorrer nas formas mais leves da doença às mais severas. Uma condição que chama a atenção é o aparecimentos de lesões cutâneas nas extremidades do corpo (acrais ). Este é o fenômeno conhecido como ‘Dedos de Covid’ – alguns chamaram de ” frieiras ” nos dedos, pois durante a sua evolução a pele pode apresentar rachaduras ( fissuras).
O que é “Dedos de Covid”?
Vamos entender o que tudo isso significa … O nome foi cunhado por muitos meios para descrever uma condição da pele que apareceu em alguns pacientes que contraíram o Covid-19. Nela, os dedos dos pés incham, ficam avermelhados, por vezes são dolorosos e até coçam, por isso o nome dedos de covid.
Normalmente, essa condição é causada pela exposição prolongada ao tempo frio e condição similar tem sido mostrada em pacientes com Covid 19.
Entenda sobre os novos sintomas cutâneos do Covid 19
Uma pesquisa da Associação Espanhola de Dermatologia ( EADV ), publicada pelo British Journal of Dermatology demonstrou através da análise da pele de pacientes infectados pela doença , algumas possíveis manifestações cutâneas como sintomas, que são elas ;
- Lesões vesiculares, que se assemelham muito às da varicela;
- Lesões urticariformes;
- Livedo -reticularis em que se forma um aspecto em rede na pele e este sintoma pode se associar a casos mais graves , pois o possível mecanismo é a obstrução de vasos da pele;
- Erupções em pés e mãos tipo “frieiras ” geralmente associadas aos casos menos graves;
- Erupção maculo – papular (vermelhidão difusa pelo corpo, aspecto clínico inespecífico por ser comumente encontrado em muitos quadros virais , por exemplo, na Dengue .
Ah, e não podemos nos esquecer de quadros como acne e queda de cabelo, devido aos níveis elevados de estresse e alterações nas rotinas dos pacientes, importante que essas duas doenças também ocorrem em pessoas não infectadas, pelas mesmas razões acima.
Como diagnosticar o surgimento dos “Dedos de Covid”?
Embora os sintomas na pele estiveram associados aos pacientes infectados pelo coronavírus, nenhuma dessas doenças pode significar com segurança a causa direta da infeção pelo coronavírus, pois não foram avaliadas com biópsia de pele para melhor esclarecimento, talvez pela alta infectividade da doença e não exposição aos profissionais de saúde que realizaram o estudo. Notícia boa é que estudos novos e pesquisas tem sido realizadas e logo teremos mais novidades científicas e venho aqui expor para vocês. No momento, caso você apresente algum sintoma em sua pele procure um médico Dermatologista para fazer sua avaliação .
Veja também em nosso blog: Dermatites causadas durante a pandemia
Saiba também: Se você pode ser alérgica as máscaras de proteção e o que fazer
Conheça telemedicina, faça consultas a distância usando recursos da tecnologia, agende agora, conheça.
Agende uma consulta de telemedicina com a Dermatologista Oncológica Dra Larissa Montanheiro
Fale com a equipe do consultório da Dra Larissa Montanheiro: Whats App Consultório Dra Larissa Montanheiro
Em breve trago mais atualizações para vocês deste perigoso vírus, e lembrem-se #FIQUEEMCASA
Até breve
Dra Larissa Montanheiro