É inevitável que a pandemia pelo novo coronavírus provoque seqüelas, mas sempre surge aquela dúvida: Queda de cabelo e lesões na pele são stress?
Com todas as informações da mídias nas redes sociais e televisão há um aumento na ansiedade e medo, mas precisamos ficar informados quanto aos acontecimentos não é mesmo ?
A falta de perspectiva quanto ao futuro e incertezas parecem assustadores e por todos esses motivos algumas manifestações psicossomáticas podem ocorrer na pele.
Costumo dizer que a nossa pele reflete a nossa alma !! Aliás, a pele é o órgão, junto com o sistema digestivo, que mais apresenta quadros de somatização.
Mas quais os sintomas que nosso cabelo e nossa pele podem apresentar devido a um estresse ?
Dra Larissa Montanheiro responde
Queda de Cabelo, pode ser stress?
A queda de cabelo é uma das manifestações mais frequentes associadas a situações de muito estresse. O folículo pilosebáceo é um anexo cutâneo que segue um ciclo com uma fase de crescimento, depois repouso e por fim a queda e assim volta ao crescimento novamente, seguindo nesse ciclo contínuo durante toda a vida. Numa situação normal cerca de 85% dos cabelos do couro cabeludo estão na fase de crescimento e 15% estão na fase de repouso ou queda. Em situações de estresse significativo
muitos fios de cabelo, que estavam na fase de crescimento, entram precocemente na fase de repouso e queda e assim caem de 30 a 90 dias depois, ou seja , se você está tendo uma queda anormal agora pode ser reflexo até mesmo de algo que aconteceu há três meses , antes mesmo da pandemia . Por isso é importante uma consulta detalhada e nem sempre aceitarmos o estresse como fator único para sua queda .Essa queda é difusa e pode ser assustadora, porém é importante saber que não há diminuição ou desaparecimento dos folículos, ou seja, as raízes do cabelo. Uma vez iniciada, a queda, chamada de eflúvio telógeno, irá persistir por um tempo. Ela vai passar …
Nessa fase, podemos utilizar medicamentos específicos para quando o cabelo retornar para a fase de crescimento possa ter melhor qualidade e espessura. A queda de cabelo promove ansiedade e depressão, principalmente nas mulheres, e portanto elas devem ser orientadas no sentido de que aquele cabelo não morreu ou ficou inviabilizado e ele voltará a crescer normalmente após p tratamento .
Outra situação que pode aparecer ou piorar devido ao estresse é a dermatite seborreica, que compromete principalmente o couro cabeludo e promove descamação, coceira e caspa no local. Ela também piora a queda de cabelo. A condição pode ser tratada com orientação de um dermatologista com xampus antiseborreicos e antioleosidade e casos mais severos com tratamentos tópicos medicamentosos .
Não podemos nos esquecer de outra doença capilar, a alopécia areata , muito associada ao estresse
Veja também: quais as doenças que causam a calvice
e também quais vitaminas que quando faltam aumenta a queda de cabelo
Lesões na Pele
Problemas de pele também podem ocorrer devido ao excesso de estresse, entre eles coceiras que chamamos de prurido, as urticárias e também o aparecimento do herpes simples nas pessoas com predisposição a esse vírus. Doenças como psoríase, que é inflamatória, também pioram com o estresse.
O vitiligo, que é uma doença autoimune, pode ser desencadeada ou exacerbada por questões emocionais. A acne também pode piorar com o excesso de preocupações e há um outra doença inflamatória da pele também de cunho emocional, a rosácea .
Sintomas de Stress na pandemia: Queda de Cabelo e Lesões na pele
Mas afinal,queda de cabelo e lesões na pele são stress? Sim, sã0 sintomas de stress e devem ser cuidados.
Vou explicando aqui a respeito de cada doença ao longo das postagens para que assim possamos indentificá- las e tratar o quanto antes , pois ninguém merece mais esse estresse né ?
Fiquem bem 💕
Fale sempre com sua dermatologista
Agendar uma consulta com a Dra Larissa Montanheiro
Conheça: meu canal no youtube