Estamos em uma das estações mais agradáveis do ano e desejada por muitas pessoas, o outono! Ele chega um pouco antes do inverno, mais especificamente, três meses.
Os dias estão passando muito rápido, e já está na hora de começar a preparar os casacos de frio, os cobertores e aquele chocolate quentinho para enfrentar a estação mais fria do ano, que não vai demorar muito para chegar. Sabemos que no Brasil, o inverno é razoável quando se compara com o inverno Europeu, no entanto, o cuidado com a pele deve prevalecer da mesma forma.
E refletindo sobre o frio, decidimos conversar com você sobre os cuidados que não podemos deixar de ter com a pele durante a estação, uma vez que nesse período é necessário duplicar a atenção com a mesma. E mesmo que ainda não tenha chegado o inverno, você pode começar a utilizar essas 10 dicas valiosas nos dias que estiver mais frio. Por essa razão pegue seu bloquinho de notas de papel ou do celular e anote as dicas.
Leia também: O cuidado com a pele negra
Durante o frio o clima fica um pouco mais seco em motivo da baixa umidade do ar e, por consequência, resseca a pele e a deixa com uma aparência craquelada, feia e estranha nas extremidades, como por exemplo, o joelho. A pele acaba deixando de ser a aparentar saudável e sem brilho natural.
Não é somente a pele do rosto que é prejudicada pelo inverno: todo o corpo é prejudicado, uma vez que com o ar seco é normal as pessoas aumentarem cada vez mais a temperatura da água durante os banhos.
Dentro de tudo isso, a pele sofre um enorme ressecamento, ficando mais esbranquiçada e sem as suas proteínas essenciais. Por isso, é preciso trabalhar com a prevenção de todos os sinais e sintomas. Selecionamos 10 truques simples que vão te auxiliar durante o frio para manter a sua pele bonita e saudável, são cuidados básicos que qualquer um deveria incluir na rotina diária. Confira:
1 – Alimentação saudável
É isso mesmo, a alimentação tem relação direta com a saúde da sua pele. É necessário se alimentar adequadamente e ingerir todos os nutrientes fundamentais para o seu corpo. Lembrando que cada organismo é diferente, então é preciso identificar quais as vitaminas essenciais para o seu.
Uma alimentação repleta de elementos inapropriados podem causar manchas brancas na pele. Por isso, a sua alimentação deve ser equilibrada e saudável, rica de antioxidantes e vitaminas que promovem benefícios prolongados para o corpo.
A saúde do seu corpo é diretamente influenciada pelo que você ingere e sua pele é considerada o maior órgão do mesmo, enfrentando vários ciclos de reparo e renovação.
A condição alimentícia realiza uma função importante no cuidado e preservação da pele bonita e saudável. Micronutrientes, que são os minerais e vitaminas nutricionalmente fundamentais e os macronutrientes, que são os lipídios, proteínas e carboidratos, desempenham juntos o trabalho de preservar as funções de barreira da pele na presença dos conflitos diários.
Em contrapartida de muitos órgãos, o cuidado nutricional com a pele pode ser melhorado por meio de aplicações tópicas. A realização tópica de micronutrientes pode auxiliar no consumo dietético, levantando um bloqueio protetor saudável e resistente para o corpo.
2 – Hidratação profunda da pele no inverno
Quando as pessoas falam e pensam em hidratação, é comum que lembrem dos períodos mais quentes do ano, pois é quando a pele mais necessita. Porém, esse é um pequeno erro que as pessoas cometem. Uma vez que, a falta de umidade, o vento frio e o clima seco dos locais internos podem afetar a saúde da sua pele.
O corpo humano necessita de um cuidado intenso e profundo durante os dias de frio para conseguir prevenir o ressecamento da pele. Para isso, é fundamental buscar um profissional certificado e qualificado se você não tem o conhecimento de qual o produto utilizar para realizar essa hidratação.
Para realizar uma hidratação ideal para a pele é preciso investir em um creme específico para o seu tipo de pele. Os produtos mais comuns e populares até podem ajudar, mas não são o suficiente para dar conta do trabalho sozinhos. Por esse motivo, fale com o seu dermatologista, para ele te explicar qual o produto ideal indicado para a hidratação do seu tipo de pele. É importante mencionar também que a pele do corpo é diferente da pele do rosto e por isso precisa de um creme diferente.
3 – Dê atenção para o seu rosto
Como já foi mencionado antes, o rosto necessita de muita atenção e cuidado durante o inverno, mesmo se o seu caso for de uma pele oleosa, é preciso continuar hidratando. Se for o caso de uma pele seca, necessita ainda mais de hidratação.
4 – Utilize filtro solar na pele mesmo no inverno
Durante o frio também tem dias de sol, por isso você precisa se proteger, até mesmo nos dias nublados, uma vez que você também fica exposto aos raios solares que prejudicam a pele.
Esse período também é bom para apagar algumas manchinhas do rosto, mas a pele fica mais sensível, então é necessário utilizar o filtro solar e o hidratante.
5 – Dê atenção para seus lábios
No inverno os lábios são, praticamente, os primeiros a sentir os efeitos da mudança climática. Ficam sem a beleza natural e ressecados. E quando a vontade é passar um batom um pouco mais escuro é terrível, não fica bonito justamente porque o lábio está todo partido.
Por essa razão também é fundamental hidratar essa região do rosto, e a dica que deixamos aqui é para você utilizar os famosos hidratantes labiais, há diversos modelos e tipos e é possível encontrar um que te agrade mais.
6- Dê atenção para as extremidades
Áreas do corpo como joelhos e cotovelos são cheios de dobras e mais enrugados e a pele dessa região tem como função proteger as articulações e assegurar a amplitude dos movimentos, no entanto, necessitam de muito cuidado, uma vez que possuem menos glândulas sebáceas e não desenvolvem o óleo natural que ajuda na lubrificação assim como o resto do corpo.
O indicado nesse caso é realizar tratamentos diários durante a estação mais fria do ano, opte produtos com ureia.
7- Lave o rosto
Lavar o rosto é um dos cuidados fundamentais na rotina de cuidado com a pele e o ideal é ter um produto específico para o seu tipo de pele e usar duas vezes no dia, para finalizar a limpeza no período da noite aplique também um tônico facial e em seguida o hidratante.
Lembrando que a pele do corpo também necessita de atenção, por isso invista em um bom sabonete na hora do banho e lembre-se de não tomar banho com a água muito quente. O mais certo é a temperatura fria ou morna.
8- Faça Limpeza Detox
Para finalizar as dicas para conquistar uma pele saudável e bonita é fazer um procedimento chamado de Detox. Dá para fazer em casa mesmo ou procurar uma clínica estética especializada. O produto utilizado neste tratamento ajuda na varrição das células mortas que se instalam na superfície, aprimorando a função hidratante e removendo os resíduos de maquiagem do rosto.
E pronto! Essas são alguns truques simples para você cuidar da sua pele durante o inverno, no qual a pele é prejudicada por conta temperatura baixa e precisa de uma atenção maior. Lembrando que essas dicas também servem para o caso de viagens para lugares frios, onde o cuidado precisa ser redobrado.
O ideal é que você mantenha os cuidados em todas as estações e capriche um pouco mais durante os dias frios, combinado? Conta pra gente qual é a sua rotina de cuidado! Escreva nos comentários o seu cuidado com a pele!
Oi, Larissa
Muito boa suas dicas. Minha pele sofre no inverno, ficando muito ressecada.
Obrigada por compartilhar seus ensinamento.
Olá Rafaela, bacana ../ Ficamos felizes com sua visita tenha um ótimo fim de semana !